DIREITOS DO PACIENTE
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Receber atendimento com atenção, respeito, dignidade e sem preconceito.
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Ser identificado pelo seu nome e sobrenome ou nome social, e não por nomes genéricos ou outras formas impróprias.
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Identificar o profissional que está prestando assistência através de crachá visível.
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Receber dos colaboradores ajuda imediata e oportuna para melhorar o conforto e bem-estar do paciente.
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Exigir que a instituição cumpra todas as normas de prevenção e controle de infecções estabelecidas pelo Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da Saúde.
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Receber informações claras e simples sobre o exame que será realizado, incluindo a duração e quais partes do corpo serão afetadas.
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Consentir ou recusar os procedimentos diagnósticos, desde que tenha informações adequadas e esclarecidas sobre eles.
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Ter 01 acompanhante presente durante a realização do exame, para pacientes menores de 18 anos ou com mais de 60 anos.
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Acessar seu prontuário para conferir se as informações estão corretas e legíveis.
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Receber informações sobre os medicamentos que lhe serão administrados.
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A instituição deve garantir a segurança e integridade física do paciente, seguindo as normas de segurança e utilizando recursos adequados.
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Ter a privacidade preservada por meio do sigilo profissional, desde que isso não coloque terceiros ou a saúde pública em risco.
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Manter sua privacidade durante o atendimento, que deve ser realizado em um local adequado e com conduta profissional.
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Ser informado sobre todos os direitos que lhe são garantidos.
DEVERES DO PACIENTE
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Fornecer informações precisas e completas sobre seu histórico de saúde, incluindo doenças anteriores, procedimentos e outros problemas relevantes ao procedimento que irá fazer.
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Seguir as instruções da equipe médica que o atende, sendo responsável pelas consequências, caso recuse seguir as orientações.
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Respeitar as normas e regulamentos da instituição.
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Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviços da instituição.
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Zelar pelas propriedades da instituição, que são disponibilizadas para a realização do procedimento.
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Respeitar a proibição de fumar nas dependências da instituição, juntamente com seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.
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Indicar a forma de pagamento de seu procedimento.